Em fevereiro de 2005, a UFU criou o Núcleo de Apoio a Patentes e à Inovação, com apoio do CNPq. O Núcleo foi institucionalizado em agosto de 2006, com a aprovação no CONSUN da Resolução 08/2006, passando a se chamar Agência Intelecto.

A Agência Intelecto é um órgão ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, e terá como missão promover e cuidar da proteção legal do conhecimento gerado na UFU, além de estimular e orientar a transferência dessa tecnologia protegida para o setor produtivo.

O público atendido pela Agência é a comunidade de pesquisadores da UFU e as empresas interessadas em fazer parcerias com a Universidade.

Existe a possibilidade de que a Universidade, a partir de parecer favorável da Agência, “adote” a criação de um inventor independente. Neste caso, a UFU compartilhará os ganhos econômicos auferidos com a exploração industrial da invenção protegida.

Com a criação da Agência Intelecto, a UFU está em sintonia com uma política que vem sendo adotada em várias universidades públicas, nos últimos anos, e que está refletida na chamada Lei da Inovação, em vigor desde dezembro de 2004 e regulamentada em outubro de 2005.

  Acesse a Resolução 08/2006
  Acesse a Lei de Inovação